segunda-feira, 30 de julho de 2012

Processo Seletivo 2012/2013 Ensino Articulado SESI-SENAI SP


INFORMAÇÕES GERAIS

Cursos Técnicos SENAI-SP

O Curso Técnico do SENAI-SP proporciona habilitação profissional em áreas tecnológicas. É gratuito e corresponde à educação profissional técnica de nível médio. É destinado a candidatos que buscam formação técnica, podendo optar por curso/área que atenda seu projeto pessoal de estudos e de desenvolvimento profissional.
Para receber o Diploma de Técnico o aluno deverá ter concluído o Ensino Médio, ter sido aprovado no curso técnico e, se optante, realizado o estágio supervisionado.
O critério de seleção é feito por meio de processo seletivo e a classificação ocorre a partir das maiores notas obtidas nas provas de seleção.
Para concorrer a uma vaga no Curso Técnico é necessário preencher o requerimento de inscrição e entregá-lo na secretaria da escola SESI-SP onde o aluno está matriculado.


CRONOGRAMA 
Período de inscrições: 13 a 17/08/2012
Impressão da guia de inscrição: 29/08 a 16/09/2012 - www.sp.senai.br/processoseletivo, no link “Acompanhamento do Processo Seletivo”
Local de realização da prova: de acordo com a guia de inscrição
Prova de seleção: 16/09/2012, das 8h às 11h
Divulgação do gabarito: 17/09/2012, a partir das 14h, nas Escolas SESI, SENAI e na Internet www.sp.senai.br/processoseletivo - Ensino Articulado SESI-SENAI
Divulgação dos resultados: 10/10/2012 - nas Escolas SESI, SENAI e na Internet www.sp.senai.br/processoseletivo, no link “Acompanhamento do Processo Seletivo”
Período de matrícula: 02, 03 e 04/01/2013 – nas Escolas SENAI
Início das aulas: janeiro/2013 (data a ser confirmada no ato da matrícula)

OBSERVAÇÃO:
É DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DO CANDIDATO E DE SEU RESPONSÁVEL LEGAL O ACOMPANHAMENTO DE TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO, ATENTANDO PARA AS DATAS DE INSCRIÇÃO, DIVULGAÇÃO DE RESULTADOS E MATRÍCULA



EDITAL DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS DO SENAI-SP

1. Das inscrições

1.1  As inscrições para ingresso nos Cursos Técnicos do SENAI-SP estarão abertas no período de 13 a 17/08/2012.
1.2 Poderão inscrever-se alunos regularmente matriculados no 1º ou 2º ano do Ensino Médio da Rede SESI-SP.
1.3  Não serão aceitas inscrições de alunos matriculados no 3º ano do Ensino Médio.
1.4  Não serão aceitas inscrições de alunos matriculados em cursos oferecidos gratuitamente pelo SENAI-SP, e desenvolvido simultaneamente ao curso técnico pretendido.
1.5 Para a inscrição, é imprescindível a apresentação do nº do RG e do nº do CPF do próprio aluno.
1.6 Para a inscrição deverão ser observados os procedimentos a seguir:
·    Atender às condições estabelecidas no Edital do processo seletivo;
·    Obter informações sobre os cursos oferecidos, tendo em vista fazer a opção pelos cursos pretendidos;
·    Preencher o requerimento de inscrição, selecionando o(s) curso(s) e a(s) unidade(s) SENAI pretendida(s), considerando que o candidato poderá inscrever-se em até dois cursos;
·    Os pais ou responsáveis legais deverão assinar o requerimento de inscrição;
·    O requerimento de inscrição não poderá conter rasuras;
·    O requerimento de inscrição deverá ser entregue na Secretaria da Escola SESI, na qual o aluno cursa o ensino médio;
·    Após a entrega da inscrição na Secretaria da Escola SESI, não poderá haver mudança na opção de curso.

1.7   O SENAI-SP reserva-se o direito de abrir processo seletivo à comunidade, para preenchimento das vagas remanescentes não ocupadas pelos alunos do SESI-SP.
1.8   O candidato que necessitar de atendimento especial, por ser pessoa com deficiência ou que apresentar motivo grave de saúde, deverá requerer por escrito, especificando o tipo da necessidade, com laudo médico que comprove a condição especial. O requerimento deverá ser entregue até o último dia de inscrição, na Secretaria da Escola SESI na qual o aluno cursa o ensino médio, para que sejam tomadas as devidas providências. A não inclusão desse requerimento na documentação de inscrição desobriga o SENAI-SP ao atendimento especial.
1.9   Caso o aluno não tenha interesse em participar do processo seletivo, seu responsável deverá preencher, no requerimento de inscrição, o nome do aluno, assinalar o campo “não há interesse”, datar e assinar. O requerimento de inscrição deverá ser entregue, dentro do prazo definido no Edital, na secretaria da escola SESI em que o aluno está matriculado.
1.10 A inscrição configura o reconhecimento e a aceitação, pelo candidato, de todas as normas e instruções previstas neste edital.
1.11 No período de 29/08/12 a 16/09/12 o candidato deverá acessar a página eletrônica: www.sp.senai.br/processoseletivo, clicar em “Acompanhamento do Processo Seletivo”, preencher os campos: CPF, senha e Tipo de Curso (Curso Técnico Articulado SESI -1sem13), imprimir a Guia de Inscrição, que conterá, entre outras informações, a data da prova, o horário e o local de realização da prova e que deverá, também, ser apresentada no dia da prova. Os candidatos dispensados de prova, não necessitam imprimir a guia de inscrição.
OBSERVAÇÃO:
O não cumprimento dos procedimentos, estabelecidos neste edital, implicará o cancelamento da inscrição, tendo como consequência o impedimento da participação do candidato no processo seletivo.

2. Da Prova de Seleção

2.1   Só haverá processo seletivo para cursos em que a demanda for superior ao número de vagas disponibilizadas pela Escola Senai-SP.
2.2   A prova de seleção será realizada no dia 16/09/2012 e será composta por 60 questões de múltipla escolha, que contemplam o conteúdo do 1º ano do Ensino Médio (vide Programa da Prova), assim distribuídas: 20 questões de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Ciências da Natureza (física, química e biologia).
2.3   O tempo de duração da realização da prova é de 3 horas, sendo 15 min para a chamada, distribuição do material e orientação aos candidatos; 2h30min para a resolução das questões, e 15 min para a transcrição das respostas na folha específica (folha de respostas).
2.4 Para realizar a prova, o candidato deverá estar munido de:
·   Original de cédula de identidade (RG) ou de outro documento oficial de identidade que contenha fotografia do candidato;
·   Caneta esferográfica azul ou preta;
·   Lápis e borracha;
·   Guia de inscrição.

2.5  Os portões dos locais de realização da prova serão fechados no horário marcado para o seu início. Será vedada a entrada de candidatos após esse horário. Recomendamos aos candidatos que cheguem, no local, com antecedência mínima de 30 minutos.
2.6   Não será permitido ao candidato manter em seu poder, durante a permanência no local da prova, qualquer tipo de equipamento eletrônico de telecomunicação (transmissão ou recepção), bem como agendas eletrônicas, calculadoras, livros ou impressos.
2.7   Não será permitido ao candidato, em nenhuma situação e sob nenhum pretexto, sair da sala onde esteja prestando prova, portando o caderno de testes ou a folha de respostas.
2.8   O candidato somente poderá retirar-se definitivamente do local da prova decorridos 90 minutos do início de sua realização.
2.9   Ao término da prova, os cadernos de testes serão entregues aos interessados.
2.10 O candidato deverá seguir atentamente todas as orientações dadas pelo aplicador da prova. O não cumprimento dessas orientações poderá causar-lhe prejuízos, inclusive o de anulação da prova.
2.11 A Coordenadoria Técnica de Articulação - SESI-SENAI/SP reserva-se o direito de alterar datas, horários e locais da prova, desde que razões imperiosas o exijam. A divulgação das eventuais mudanças será feita com a necessária antecedência.
3. Da Apuração e Divulgação do Resultado
3.1 Será eliminado do processo seletivo o candidato que:
· Faltar à prova;
· Comparecer em local e horários diferentes daqueles estabelecidos para realização da prova;
· Tentar manter comunicação com outros candidatos ou apresentar atitude indevida em relação aos aplicadores e coordenadores do processo seletivo.
3.2  As provas serão corrigidas de acordo com o gabarito oficial, elaborado pela banca examinadora. Esse gabarito estará disponível nas Escolas SESI-SP onde foram feitas as inscrições, nas Escolas SENAI-SP e no endereço eletrônico www.sp.senai.br/processoseletivo - Ensino Articulado SESI-SENAI, a partir das 14h do dia 17/09/2012.
·    Não haverá, em hipótese alguma, vista de prova;
·    Recursos referentes às questões da prova, bem como relativos ao gabarito oficial divulgado, deverão ser protocolados na secretaria da escola SENAI para a qual se inscreveu, no prazo de quarenta e oito horas após a divulgação do gabarito oficial, observando-se as seguintes especificações:
Ø Nome do candidato;
Ø Número de inscrição;
Ø Processo seletivo;
Ø Questionamento;
Ø Embasamento;
Ø Data e assinatura.

3.3   Cada bloco de questões terá sua própria nota, até o máximo de 100. A nota final corresponderá à média aritmética do somatório dos pontos obtidos nos três blocos.
3.4   A chamada de candidatos classificados (convocados a matricula) como a de suplentes serão feitas obedecendo estritamente à ordem decrescente de classificação no processo seletivo, até o limite de vagas existentes na ocupação e turno escolhidos em 1ª opção.
3.5   Na classificação dos candidatos, em caso de empate na média, será obedecida a seguinte sequência de critérios para desempate:
· Maior nota em Língua Portuguesa;
· Maior nota em Matemática;

3.6   Serão divulgadas, nas escolas SESI-SP onde foram feitas as inscrições, nas escolas SENAI-SP e no endereço eletrônico www.sp.senai.br/processoseletivo, no link “Acompanhamento do Processo Seletivo” a partir das 14h do dia 10/10/2012, as listas de candidatos:
·         Convocados à matrícula (divulgada em ordem alfabética);
·         Suplentes (em ordem de classificação).

3.7  A 2ª opção de curso, indicada pelo aluno, somente será considerada quando os alunos classificados e suplentes na 1ª opção não forem suficientes para formação da turma.
4. Da Matrícula

4.1   O candidato classificado no processo seletivo deverá efetuar sua matrícula na Escola SENAI-SP indicada no requerimento de inscrição.
4.2   O candidato dispensado do processo seletivo deverá efetuar a matrícula na escola SENAI-SP para a qual se inscreveu, no mesmo período do candidato classificado.
4.3   São condições necessárias para a matrícula:
· Ser classificado no processo seletivo/dispensado do processo seletivo;
· Ter sido aprovado na Rede de Ensino SESI no ano de 2012;
· Não estar matriculado em curso oferecido gratuitamente pelo SENAI-SP, e desenvolvido simultaneamente ao curso técnico pretendido;
· Comparecer à Escola SENAI-SP acompanhado dos pais ou responsáveis legais;
· Estar adimplente no SESI-SP.

4.4   No ato da matrícula, o candidato, deverá apresentar a via original e uma cópia dos seguintes documentos:
· Declaração de escolaridade, fornecida pelo SESI-SP, comprovando estar matriculado na Rede de Ensino;
· Cédula de Identidade (RG);
· CPF (impreterivelmente).

4.5   Será considerado desistente o candidato que não efetuar a matrícula no período determinado neste edital.
4.6   Os candidatos classificados em 1ª chamada deverão efetuar suas matrículas nos dias 02, 03 e 04/01/2013 – das 8h às 11h e das 13h às 17h.
4.7   Após o período de matrícula dos candidatos aprovados em 1ª chamada e, havendo vagas disponíveis, será realizada a 2ª chamada para matrícula, no dia 07/01/2013, em horário determinado pela escola, para os candidatos suplentes presentes, obedecida a ordem de classificação.
4.8   A escola poderá cancelar o curso ou adiar seu início caso a quantidade de alunos a serem matriculados não atinja o número mínimo previsto para instalação e funcionamento de uma classe.
5.  Disposições Gerais

5.1  É responsabilidade do candidato obter as informações necessárias para a participação em todas as etapas do processo seletivo, atentando para o local, a data e o horário da prova e da divulgação de resultados e de todos os eventos relativos à matrícula. O não comparecimento para confirmação de matrícula, nos locais, nas datas e nos horários divulgados pela escola, acarretará a perda da vaga obtida.
5.2   O resultado da prova de seleção só terá validade para classificação de candidatos para o preenchimento de vagas nos cursos com início no 1º semestre de 2013.
5.3   Só será expedido diploma ao concluinte de Curso Técnico que comprovar a conclusão do ensino médio e, se optante, da realização do estágio supervisionado.

5.4   Casos omissos e situações não previstas neste edital serão resolvidas pela Coordenadoria Técnica de Articulação - SESI-SENAI/SP.


Coordenadoria Técnica de Articulação SESI-SENAI/SP
GED - Seleção Escolar SENAI/SP
Julho/2012


PROGRAMA DA PROVA ENSINO MÉDIO DO SESI-SP ARTICULADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DO SENAI-SP


MATEMÁTICA

1. Números (naturais, inteiros, racionais e reais).
Diferentes significados e representações.
Operações fundamentais.

2. Funções
Conceito de função.
Função afim.
Função quadrática.
Função exponencial.
Função logarítmica.

3. Progressões
Padrões e sucessões numéricas e geométricas.
Aritmética.
Geométrica.

4. Geometria Plana
Semelhança de triângulos.
Relações métricas no triângulo retângulo.
Teorema de Pitágoras.
Áreas de superfícies planas e sob curvas.

5. Trigonometria
Seno, cosseno e tangente de um ângulo agudo.
Lei do seno e lei do cosseno para um triângulo qualquer.

6. Noções de Estatística
Distribuição de frequências (tabelas, gráficos, histogramas e polígonos de frequência).
Conceitos de população, amostra, frequência absoluta, frequência relativa e frequência acumulada.

7. Combinatória
Princípio fundamental da contagem.

QUÍMICA

1. Matéria e suas propriedades

Estados físicos da matéria.
Mudanças de estado físico.
Densidade.
Ponto de fusão e ebulição.
Solubilidade.

2. Substâncias e Misturas

Sistemas homogêneos e heterogêneos.
Substâncias puras e misturas.
Solução e fase.
Separação de misturas homogêneas.
Separação de misturas heterogêneas.

3. Estrutura atômica

Modelos atômicos (Dalton, Thomson, Rutherford, Bohr).
Número de massa.
Número atômico.
Número de nêutrons.
Conceito de elemento.
Representação dos elementos químicos.
Isótopos, isóbaros e isótonos.
Distribuição eletrônica.
Íon.

4. Classificação periódica dos elementos químicos

Períodos e grupos.
Elementos representativos.
Elementos de transição.
Elementos de transição interna.
Propriedades periódicas.
Propriedades aperiódicas.

5. Ligações químicas

Ligação Iônica.
Ligação Covalente.
Ligação covalente dativa.
Ligação metálica.
Substâncias iônicas.
Substâncias metálicas.
Substâncias moleculares.
Geometria molecular.
Eletronegatividade.
Polaridade das ligações.
Polaridade das moléculas.
Polaridade e solubilidade.
Forças intermoleculares.

6. Funções Inorgânicas

Ionização e dissociação.
Substâncias eletrolíticas e não-eletrolíticas.
Ácidos.
Bases.
Sais.
Óxidos.
Hidretos.

7. Reações Químicas – Aspectos qualitativos

Fenômenos físicos e fenômenos químicos.
Equações químicas.
Classificação de reações.
Balanceamento de equações químicas.

8. Grandezas químicas

Unidade de massa.
Massa atômica e massa molecular.
Número de Avogadro.
Mol.
Massa molar.

9. Reações Químicas – Aspectos quantitativos

Leis ponderais.
Coeficientes e a quantidade de matéria (mol).
Cálculos estequiométricos.
Composição das substâncias.
Determinação de fórmulas das substâncias (percentual, mínima e molecular).

BIOLOGIA

1. Estrutura dos ecossistemas

Habitat e nicho ecológico.
Componentes estruturais de um ecossistema.
Cadeia e teia alimentar.

2. Fluxo de energia

Os níveis tróficos.
Pirâmides ecológicas.
Modelo do fluxo energético.

3. Ciclo da matéria

Ciclo da água.
Ciclo do carbono.
Ciclo do oxigênio.
Ciclo do nitrogênio.

4. Comunidades e populações

Características estruturais de uma comunidade.
A dinâmica das comunidades: sucessão ecológica.
Interações entre populações de uma comunidade.
Principais características de uma população.
Fatores reguladores do tamanho da população.

5. Interferência na dinâmica do meio ambiente e soluções

Alterações Bióticas (Extinção de espécies).
Alterações abióticas:

- Poluição sonora;
- Poluição térmica;
- Poluição do ar;
- Poluição por elementos radioativos;
- Poluição por substâncias não biodegradáveis;
- Poluição por derramamento de petróleo;
- Poluição por eutroficação;
- Desenvolvimento sustentável.

6. Qualidade de vida das populações humanas

Condições socioeconômicas e qualidade de vida nas diferentes regiões do mundo.
Definições de saúde propostas pela OMS e SUS.
Indicadores de saúde das populações de regiões brasileiras.
Doenças que afetam a população brasileira de acordo a comunidade, sexo, nível de renda e moradia.
Evolução da incidência das DSTs e da AIDS no Brasil e no mundo.
Medidas de cuidados com o corpo com atenção a:

- Gravidez na adolescência;
- DSTs;
- Distúrbios alimentares;
- Distúrbios auditivos.
Doenças que reapareceram de acordo com a ocupação desordenada dos espaços urbanos e degradação ambiental.

FÍSICA

1. Cinemática
Grandezas escalares e vetoriais.
Posição, velocidade (média e instantânea), aceleração (média e instantânea).
Movimento retilíneo uniforme e uniformemente variado.
Queda livre, lançamentos horizontal e oblíquo.
Grandezas angulares – posição, velocidade (média e instantânea) e aceleração (média e instantânea).
Movimento circular uniforme e uniformemente variado. Período e frequência.
Representação de diversos tipos de movimento por meio de gráficos.

2. Dinâmica
Tipos de forças – normal, tração, peso, atrito – e suas relações com o movimento.
Trabalho realizado por uma força.
Leis de Newton da dinâmica (1ª, 2ª e 3ª).
Análise de sistemas em equilíbrio estático e dinâmico.
Quantidade de movimento linear e sua conservação.
Choques elásticos, parcialmente elásticos e inelásticos.

3. Cosmologia
Teorias geocêntrica e heliocêntrica.
Teoria do Big Bang.
Lei de Hubble.

4. Hidrostática
Massa específica, densidade e pressão.
Condições de flutuação.
Princípio de Pascal.
Lei de Stevin.
Princípio de Arquimedes.

5. Energia
Energia cinética e energia potencial gravitacional.
Sistemas conservativos e não conservativos.
Conservação da energia, teorema Trabalho – Energia.

LÍNGUA PORTUGUESA

1. Compreensão e interpretação de textos de diferentes gêneros textuais e literários, verbais e não verbais, realizando inferências, e comparando-os, considerando os recursos expressivos da linguagem verbal e estabelecendo relações com os contextos de produção e recepção (intenção, época, local, interlocutores participantes da criação e da propagação de ideias e escolhas, suporte/ portador, tecnologias disponíveis, etc).

2. Produção de texto escrito, utilizando a organização e as estruturas linguísticas adequadas ao gênero proposto.

3. Reconhecimento das sequências discursivas predominantes em cada gênero textual:

a. Narração;
b. Descrição;
c. Argumentação;
d. Exposição e
e. Injunção.

4. Diferenças de sentido das palavras e expressões em um texto, decorrentes do uso de pontuação, das escolhas lexicais e dos elementos morfossintáticos.

5. Textualidade, coerência e coesão.

6. Funções da linguagem:
a. Fática;
b. Metalinguística;
c. Emotiva;
d. Conativa;
e. Poética e
f. Referencial.

7. Linguagem denotativa e conotativa

8. Análise e distinção entre as figuras de linguagem, relacionando o seu uso às funções e intenções do texto.

9. Distinção entre texto literário e não-literário


10. Interpretação e análise das produções artísticas (literatura, escultura, pintura, música, moda etc.) nos movimentos literários, incluindo principais autores e obras e estabelecendo comparações entre os diferentes momentos históricos e as transformações sociais.

11. Diferenças e semelhanças entre textos literários escritos em língua portuguesa, reconhecendo e valorizando as produções artísticas em diferentes culturas e países que falam esse idioma.

12. Gêneros literários (épico, lírico e dramático): suas origens, classificações e distinções.

13. Relação entre o texto literário e os problemas e concepções dominantes na cultura do período em que foi escrito com os problemas e concepções do presente.

14. Análise da literatura na transmissão do conhecimento, enfatizando o cultivo da arte literária em diferentes tempos e sociedades.

15. Características e especificidades dos movimentos literários da Era Medieval (Trovadorismo e Humanismo) e da Era Clássica (Classicismo Português/ Quinhentismo Brasileiro, Barroco e Arcadismo).

2 comentários:

  1. isso aew que esta mostrando a cima de portugues matematica etc... é oque vai cair na prova?

    ResponderExcluir